terça-feira, 18 de janeiro de 2011

Poente com Barco

Olá pessoal, este é meu mais novo trabalho, que aceitei como encomenda, finalizado na semana passada com as técnicas do óleo sobre tela. Como ele inicio a série Paraty, que será composta em primeiro momento por 5 telas.
Batizei-o “Poente com barco”. O quadro feito em um painel da Casa do Artista medindo 40x50cm.

Quadro – pintura em óleo sobre tela - 40x50 – Paraty – Poente com Barco – Marcelo Bresciani - 2007
Clique na imagem para ampliá-la.

PASSO A PASSO

Sol Poente com barco em Paraty - Oleo sobre tela 40x50
O mais importante para a longevidade de um trabalho é uma boa base. A imprimatura, assim chamada, deve ser executada de forma que o óleo se linhaça, produto ácido, não entre em contato com o algodão da tela, o que poderia causar uma lenta deteriorização. Para este trabalho optei fazer a imprimatura a base de um polímero de acrílico com gesso acrílico, na cor amarelo e amarelo acre. A imprimatura já com a cor do fundo me garantiu um precioso tempo.

Sol Poente com barco em Paraty - Oleo sobre tela 40x50
Este amarelo será a base que orientará a cor de toda a pintura.

Sol Poente com barco em Paraty - Oleo sobre tela 40x50
Sobre a camada cor do fundo, iniciei os primeiros traços do trabalho. Me arrependi ter feito de lápis, deveria ter usado o tradicional carvão de roseira.

Sol Poente com barco em Paraty - Oleo sobre tela 40x50
Iniciei os borrões pela cor azul, nas cores Azul Cobalto, Ultramar e Azul da Prússia, misturado com um pouco de verde e amarelo. Posteriormente venho trazendo dos borrões às formas.

Sol Poente com barco em Paraty - Oleo sobre tela 40x50
Detalhe da minha mesa de trabalhos e da paleta de cores.

Sol Poente com barco em Paraty - Oleo sobre tela 40x50
Os mesmos borrões fiz para a primeira camada de verde. As formas virão depois

Sol Poente com barco em Paraty - Oleo sobre tela 40x50
Primeira camada de amarelo e o inicio dos detalhes do fundo do mar e das montanhas.

Sol Poente com barco em Paraty - Oleo sobre tela 40x50
Se misturando a tinta azul com a amarela teríamos um verde, e esta cor não seria desejável para o céu. Então para pintar os efeitos atmosféricos em amarelo precisei esperar a camada azul secar ao toque, o que levou mais ou menos duas semanas. Daí o amarelo pode ser adicionado em veladuras sobre o azul. Esta técnica era muito usada pelos pintores renascentistas.

Aqui os efeitos das ondas já estão mais detalhados.

Sol Poente com barco em Paraty - Oleo sobre tela 40x50
O tronco da árvore começa a ganhar corpo, trabalhando a textura e o lado sobra e o claro.

Sol Poente com barco em Paraty - Oleo sobre tela 40x50
Detalhe

Sol Poente com barco em Paraty - Oleo sobre tela 40x50
Os elementos no primeiro plano sempre são mais nítidos, dai a necessidade de maiores detalhes. Note a riquesa de detalhes na grama no primeiro plano e até alguns elementos ao solo.

O trabalho finalizado representa as cores e as sombras acentuadas do final da tarde. A luz quente do sol neste horário, dá um clima especial aos reflexos da água, e a iluminação dos objetos como a árvore, o barco e os efeitos atmosféricos ao fundo nas montanhas.

Sol Poente com barco em Paraty - Oleo sobre tela 40x50
Detalhe da Assinatura

Sol Poente com barco em Paraty - Oleo sobre tela 40x50
Por volta das 2 da manhã eu coloquei a minha assinatura neste quadro. Para mim este é o instante mais importante de um trabalho, qual o seu nascimento. Para mim simboliza o momento que dei o trabalho por encerrado. Um quadro agente nunca termina, simplesmente paramos de pintar.

Em alguns dias posto o inicio do segundo trabalho da série Paraty.

Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário