quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

envelhecer madeira

Pintura envelhecida


Material necessário:
- Caixinha em MDF, uma chapa de madeira
- Tinta látex PVA pérola
- Tinta látex PVA camurça, castor, café e chocolate
- Verniz acrílico à base de água
- Espuma ou esponja
- Panos de malha úmidos e secos
- Guardanapo de papel com motivo de cebolas
- Pincéis n° 20
- Caneta permanente
Modo de fazer:
Depois de limpar bem a caixa com um pano seco, use a tinta pérola para fazer o fundo.Passe duas demãos em toda a peça com fundo pérola e espere secar por cerca de 2h. Agora, começa o processo de envelhecimento.Umedeça o pincel e, com a tinta camurça, faça um segundo fundo, que deverá ser um pouco aguado. Após alguns minutinhos, passe a tinta na cor chocolate, também aguado, só que dessa vez somente em algumas partes. Não cubra totalmente a cor camurça. Você pode deixar a peça manchada. Em seguida, pinte com a cor café. Quando acabar a pintura desta lateral da caixa com as três cores, bata suavemente com o pano úmido sobre a tinta ainda fresca.
Repita o processo nas outras partes da caixa (a tinta não pode secar antes de bater com o pano. É isso que dá o toque envelhecido na peça). No lado de dentro, não use o pincel. Molhe a esponja na água, tire o excesso e passe a tinta castor fazendo movimentos circulares. Para terminar o processo na tampa, use um guardanapo com motivos de cebola. Ele virá inteiro, mas, para o espaço, você terá que tirar as bordas. Depois de cortar, tire a primeira folha do guardanapo, posicione num dos lados da tampa e passe uma boa camada do verniz acrílico por cima. Ele funciona como cola. Esse processo se chama decoupage.A outra parte do guardanapo pode ser colada ao lado da primeira. Também deverá receber o verniz. Após terminar o processo de decoupage, em algum cantinho, assine a peça e passe o verniz na peça toda. Quando o verniz estiver seco (levará 1h30min), a caixa de cebola estará pronta.
Este trabalho eu encontrei no link:

DICAS - Pintura em madeira

Objetos de madeira, pintados com cores fortes, são um charme! Dá pra fazer porta-retratos, caixas, molduras e móveis, todos com um toque pessoal. A artesã Cristina Bottallo mostra como pintar uma caixinha com uma técnica fácil e barata!
Material necessário:
- Uma caixinha de madeira de 9cm por 9
- Uma lixa para madeira número 220
- Tinta acrílica para tela na cor preta
- Rolinho de espuma
- Várias cores de tinta acrílica para tela em bisnaga
- Espátula plástica
- Paleta descartável
- Um pincel chato número 12
- Dois pincéis chanfrados números 8, 10 e 12
- Tinta relevo branca
- Lápis pastel branco
Modo de fazer:
- A primeira etapa é preparar a peça de madeira lixando-a.
- Depois de lixar, pintar toda a caixa com tinta preta, usando o rolinho de espuma para deixar a textura mais porosa e não muito uniforme.
- Com lápis pastel branco, fazer desenhos bem simples em todos os lados da caixa (flores, corações, bolinhas…), que serão coloridos depois. Antes, misturar tinta violeta com branca para preencher o fundo, sem encostar nos desenhos. Nessa etapa, usa-se o pincel chanfrado número 12.
- Para pintar as pétalas de uma flor, por exemplo, utiliza-se o branco e azul ultramar, sem misturar as duas. Começa-se com o branco, trabalhando com um pincel chanfrado tamanho 8. Depois, preenche-se cada uma das pétalas com o branco, deixando uma margem de fundo.
- Você pode brincar com as cores, misturando as tintas para pintar os desenhos, sempre com o cuidado de deixar uma bordinha preta entre o fundo e o desenho. É importante para o detalhe final. Nas laterais, fazer um fundo verde-água e deixar a caixinha secar por duas horas.- Para o acabamento final, utiliza-se uma tinta relevo branca e fazer o grafitado com traços interrompidos. Todos os desenhos recebem o contorno branco. É só esperar secar e está pronta.
Contém vídeo, mas tem que acessar no link abaixo.
Este trabalho eu achei no link:

Nenhum comentário:

Postar um comentário